Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Campomanesia laurifolia Gardner LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio:

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie amplamente distribuída (EOO = 515.854,48 km² ) encontrada em Mata Atlântica. Apesar de haver registro de ameça à espécie no sul da Bahia e no Rio de Janeiro, C. laurifolia ocorre em pelomenos onze unidades de conservação. Os poucos estudos mostram que a densidade populacional é localmente baixa, mas o tamanho populacional estimado é maior do que 10000 indivíduos. Além disso, não há evidência direta de declínio populacional para a espécie. Dessa maneira a espécie é consideradacomo menos preocupante em relação ao risco de extinção (LC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Campomanesia laurifolia Gardner;

Família: Myrtaceae

Sinônimos:

  • > Campomanesia terminalis ;
  • > Acrandra laurifolia ;
  • > Acrandra sellowiana ;
  • > Campomanesia acrandroides ;
  • > Campomanesia sellowiana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Kurtz; Araújo (2000) encontraram um indivíduo da espécie entre os 592 indivíduos vivos amostrados na Estação Ecológica Estadual do Paraíso (RJ).Ramos et al. (2011) encontraram quatro indivíduos da espécie em uma parcela de um hectare em floresta ombrófila densa submontana no Parque Estadual da Serra do Mar.

Distribuição

Campamanesia laurifolia ocorre nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia (Sobral et al. 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Algumas áreas de floresta montana em que a espécie ocorre, no sul da Bahia, sofrem ou sofreram com o impacto do corte seletivo e/ou raso, ocorrência de queimadas e expansão de atividades agropecuárias (Amorim et al. 2009).A serra da Tiririca, área em que a espécie ocorre nos municípios de Niterói e Maricá (RJ), vem sofrendo uma intensa degradação resultante da expansão urbana, de atividades de mineração, ocorrência de queimadas, turismo desordenado e invasão por espécies exóticas, e atualmente sofre uma grande pressão da especulação imobiliária (Barros 2008).

Ações de conservação

1.2.2 Implementation
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada Em Perigo (EN), segundo a Lista Vermelha da IUCN (2010).

4.4.2 Establishment
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre em unidades de conservação (SNUC) como o Parques Estaduais da Serra do Mar (SP; Gomes et al. 2011) e da Serra da Tiririca (RJ; Barros 2008) e na Estação Ecológica Estadual do Paraíso (RJ; Kurtz; Araújo 2000).

Referências

- SOBRAL, M.; PROENçA, C.; SOUZA, M.; MAZINE, F.; LUCAS, E. Myrtaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- KURTZ, B. C.; ARAÚJO, D. S. D. Composição florística e estrutura do componente arbóreo de um trecho de Mata Atlântica na Estação Ecológica Estadual do Paraíso, Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, Brasil, Rodriguésia, v.51, n.78/115, p.69-112, 2000.

- RAMOS, E.; TORRES, R. B.; VEIGA, R. F. A. ET AL. Estudo do Componente Arbóreo de Dois Trechos da Floresta Ombrófila Densa Submontana em Ubatuba (SP). Biota Neotropica, v. 11, n. 2, p. 313-335, 2011.

- SOBRAL, M.; LUCAS, E.; LANDRUM, L.; SOARES-SILVA, L. Myrtaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA., R.C.; SALINO, A.; SOBRAL, M.; COSTA, D.P.; KAMINO, L.H.Y. Plantas da Floresta Atlântica. Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.352-366, 2009.

- AMORIM, A. M.; GOMES JARDIM, J.; LOPES, M. M. ET AL. Angiospermas em remanescentes de floresta montana no sul da Bahia, Brasil. Biota Neotropica, v. 9, n. 3, p. 313-348, 2009.

- ANA ANGÉLICA MONTEIRO DE BARROS. Análise Florística e Estrutural do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói e Maricá, RJ, Brasil. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro/Escola Nacional de Botânica Tropical, 2008.

- GOMES, J.A.M.A.; BERNACCI, L.C.; JOLY, C.A. Diferenças florísticas e estruturais entre duas cotas altitudinais da Floresta Ombrófila Densa Submontana Atlântica, do Parque Estadual da Serra do Mar, município de Ubatuba/SP, Brasil., Biota Neotropica, 2011.

Como citar

CNCFlora. Campomanesia laurifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Campomanesia laurifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41